Boticas tem nova oferta para caminhantes

Foto CMB

O concelho de Boticas passou a ter dois percursos pedestres registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e pela Associação Europeia de Caminhantes.

A criação e certificação da Rota das Levadas (PR4), com início e fim no Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB), e do Trilho do Guerreiro (PR5), que liga o BNB ao Castro do Outeiro Lesenho, vai contribuir para a dinamização e valorização do património natural, cultural e paisagístico do Concelho de Boticas, assim como para a divulgação da região do Barroso, reconhecida como Património Agrícola Mundial.

A Rota das Levadas, com 13,3 quilómetros de extensão, percorre ambas as margens do rio Beça em direção à aldeia de Carvalhelhos, passando pela fonte dos Amores e pelo Castro de Carvalhelhos.

Foto CMB

O Trilho do Guerreiro, trajeto com 16,2 quilómetros, começa no BNB e segue pela aldeia de Vilar até ao Castro do Outeiro Lesenho, classificado como Imóvel de Interesse Público, e à Mamoa de Chã do Lesenho.

A Rota das Levadas e o Trilho do Guerreiro foram criados no âmbito da candidatura “Centro de Observação da Natureza do Barroso”, apresentada pelo Município de Boticas ao aviso NORTE-28-2018-04 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.