Feira Gastronómica do Porco 2021, de 15 a 17 de janeiro, em moldes especiais e com vendas online

Feira Gastronómica do Porco 2020. Foto TR/VB

A XXIII (23ª) Feira Gastronómica do Porco tem data marcada para os dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2021, realizando-se este ano, por força das circunstâncias ditadas pela pandemia de COVID-19, em moldes distintos do habitual, cumprindo as regras da Direção Geral de Saúde, mas mantendo a qualidade a que habituou os visitantes, promovendo os produtos tradicionais e proporcionando oportunidades de negócio únicas a quem se dedica à produção do fumeiro tradicional.

A feira irá manter a qualidade a que habituou os visitantes, promovendo os produtos tradicionais e proporcionando oportunidades de negócio a quem se dedica à produção do fumeiro tradicional.

A disposição do Pavilhão Multiusos e dos stands foi pensada para que seja respeitado o distanciamento social entre os vários postos de venda, sendo também implementados circuitos para deslocação no interior, com a entrada e saída a serem feitas por locais distintos, para evitar o cruzamento de pessoas. O número de acessos ao interior do Pavilhão será também condicionado em função do espaço necessário para que o distanciamento possa ser cumprido, havendo ainda a medição da temperatura à entrada para a Feira e a obrigatoriedade de uso da máscara.

Por força das circunstâncias, a Feira deste ano não contará com as habituais “Tasquinhas” no interior do Pavilhão, sendo que os restaurantes do Concelho se associam à iniciativa e disponibilizarão, nos seus próprios espaços, ementas adequadas ao evento, tendo por base da sua confecção as carnes e os derivados do Porco.

Procurando evitar concentrações de pessoas, não haverá qualquer ação de animação musical nem as tradicionais chegas de bois.

Assegurando que todas as condições de segurança, em face do momento que enfrentamos, estarão reunidas, o Município de Boticas irá disponibilizar testes rápidos, tendo também um enfermeiro em permanência, caso alguém manifeste sintomas compatíveis com a COVID-19, de modo a poder debelar rapidamente qualquer caso suspeito. Simultaneamente, serão colocados dispensadores de álcool gel distribuídos por diversos pontos do Pavilhão Multiusos.

Na sexta-feira (dia 15 de janeiro) o funcionamento da Feira será entre as 14h00 e as 19h00, enquanto no sábado e domingo funcionará das 10h00 às 19h00.

Feira terá também vendas online

Em simultâneo com a realização da XXIII Feira Gastronómica do Porco no seu espaço físico de referência (Pavilhão Multiusos) a Câmara Municipal irá disponibilizar uma plataforma de vendas online através do qual os produtores poderão realizar complementarmente os seus negócios. Esta plataforma funcionará a partir do dia 15 de janeiro (dia de abertura da Feira) e até ao dia 27 de janeiro, por ocasião do início da Feira do Fumeiro de Montalegre.

O modelo de negócio, a gestão, acondicionamento e expedição de encomendas estará a cargo do Município de Boticas, contando com a parceria da Associação Empresarial Botiquense Mais Boticas. À semelhança do que acontece no espaço da feira, nas vendas online há igualmente o compromisso na qualidade do fumeiro e o controlo de qualidade do mesmo, aplicando-se, no geral, as regras pelo qual se rege o comércio electrónico, com todas as garantias de cumprimento dos direitos do consumidor.

A adesão dos Produtores a esta plataforma é facultativa, tendo por objectivo garantir um rendimento extra e criar canais para escoamento do produto produzido.

Mais