Morcego-negro

Fauna do Parque Arqueológico do Vale do Terva

Morcego-negro (Barbastella barbastellus). Foto Pedro Rodrigues

Nome Científico
Barbastella barbastellus

Descrição
É um morcego de tamanho médio (51 mm comprimento do corpo e 45 mm comprimento da cauda) e pesa cerca de 9 g. Apresenta uma coloração castanho-escura e dorsalmente quase negra. Caracteriza-se por ter orelhas largas e unidas no topo da cabeça, de coloração quase negra o que permite a sua identificação. Efectua um voo rápido e muito manobrável, próximo do solo. As suas emissões ultra-sónicas são bastante características, apresentado alternância de sinal de pulsos FM (Frequência Modulada), com uma frequência de máxima energia em torno dos 33 kHz.

Habitat
É uma espécie florestal associada a florestas de folhosas bem desenvolvidas, nomeadamente carvalhos ou faias. Durante o Verão ocupa cavidades em árvores, fendas nas rochas, edifícios e pontes. Há registo noutros países da utilização de cavidades subterrâneas no período de hibernação, no entanto este comportamento é pouco comum no nosso país. Esta espécie muda frequentemente de abrigo o que a torna mais vulnerável devido à inexistência de gestão de manchas florestais. Os habitats dulciaquícolas ou as margens de zonas florestadas são áreas potenciais de alimentação em contraponto às zonas abertas e urbanizadas.

Estatutos
Em Portugal é uma espécie pouco conhecida, devido à baixa detectabilidade inerente à sua ecologia, o que a leva a ter um estatuto de Informação Insuficiente. Em Espanha o seu estatuto é de Quase Ameaçado. Globalmente, apresenta o estatuto de Quase Ameaçado.

Fonte: Gomes, C.; Maia, C.; Pinto, N.; Henriques, S. 2013. Atlas da Fauna do Parque Arqueológico do Vale Superior do Rio Terva. Editado por Câmara Municipal de Boticas / Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

PUB
Célia Gomes

Natural de Braga, é licenciada em Biologia – Ramo científico-tecnológico, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Com Pós-Graduação em Biologia da Conservação, obtida na Universidade de Évora.