Rota do Castelo

Roteiros VB /  Caminhadas

Este percurso circular de 11 km, com inicio e fim na aldeia de Bobadela (junto ao CIPAVT), liga a lagoa do Brejo, resultante de uma antiga exploração mineira a céu aberto, ao castelo da Contenda, testemunho dos primeiros esforços de organização do território ao tempo do Condado Portucalense, através de uma importante via local de época medieval, ainda com longos troços de pavimento lajeado.

Pelo percurso que serpenteia a serra do Leiranco, atravessando algumas das linhas de água que vão alimentar o ribeiro do Brejo e os moinhos de água de Bobadela, encontra-se ainda o castro do Brejo, que dada a sua proximidade acredita-se que poderá corresponder a um ‘povoado mineiro castrejo’.

Mais acima, a mais de 900 metros de altitude, o castro de Nogueira, localizado num esporão da serra e que impressiona pela localização, convida a uma paragem para disfrutar das vistas.

Ficará ainda a conhecer as gravuras rupestres das Barrenhas, que se acredita fazerem parte da chamada Arte Rupestre Atlântica. Uma manifestação simbólica que se identifica desde o Rio Vouga até às Ilhas Britânicas e que genericamente se reconhece ter sido produzida pelas comunidades que ocuparam o território entre os 4º e 1º milénio a.C..

Nome Rota do Castelo
Tipo de percurso Circular
Modalidade Pedestre
Ponto de partida e de chegada Aldeia de Bobadela
Sinalização Não
Extensão 11 km / Em pedra, terra e asfalto
Duração aproximada 3 h
Dificuldade Moderada
Idade recomendada Maiores de 12
Elevação acumulada 428 m

Descarregue os dados para navegação GPS (ficheiro GPX) e a brochura (PDF) com informação útil aqui.

Última verificação do estado do percurso em 26/11/2018.

 

 


PUB