Covas do Barroso

Visitas Guiadas AlbiTours

A visita de meio dia tem início na Casa Museu Quinta do Cruzeiro, um dos núcleos constituintes do projeto Ecomuseu de Barroso, constituído por vários pólos dispersos territorialmente pelos concelhos de Boticas e Montalegre. Aqui, ficará a conhecer alguns aspetos da vida social da casa e do trabalho na quinta e na aldeia de Covas do Barroso. 

Da casa fazem parte, um lagar de vinho, uma adega, um alambique, vários armazéns (para alfaias, azeite, vinho e batatas), despensa de carne, corte dos porcos e burra, curral de galinhas e coelhos. O ‘tulhão’, complexo da eira constituído por canastros e um edifício de armazenamento e alojamento de trabalhadores temporários. Um moinho e lagar de azeite, um engenho hidráulico para serrar madeira, outro para maçar o linho e até uma pequena cabine para produção de electricidade. Um exemplo de auto-sustentabilidade.

Próximo da casa, não ficará indiferente ao forno comunitário de Covas construído inteiramente de pedra e que continua até aos dias de hoje a servir a população.

Segue-se um pequeno passeio a pé pela pitoresca aldeia de Covas até à Igreja de Santa Maria, o mais notável exemplar da arquitetura religiosa de estilo românico-gótico da região do Barroso, datável do século XIV. O seu interior, guarda uma deslumbrante decoração de pinturas murais e o túmulo com estátua jacente de Afonso Anes de Barroso, datado de 1459.

 

Mais informações

Tel.: …
Email: …