Exposição NADIR NAS CIDADES

Será curioso procurar compreender, hoje em dia, e já no alvor de um novo século, de que modo a obra de rigoroso perfil modernista de Nadir pôde evoluir de novo, no decurso das últimas décadas no plano de uma constante reinvenção à procura de novas soluções plásticas e em direcção ao que o próprio artista nomeou os espacillimités (espaços ilimitados).

Esse gesto de reintroduzir a invenção das cidades na sua pintura, por paradoxal que possa parecer, nasceria da compreensão funda do problema do movimento, revelado na série de finais da década de 50, intitulada “Espacillimité”. Rigorosas ainda nas suas formas, as obras deste período descoberto pelo artista em finais da década de cinquenta, dissipavam uma energia fluida e vibrante que sugere a vida febril das grandes metrópoles. Cidades invisíveis lhes poderíamos de facto chamar, como já antes foram chamadas, já que elas não existem em nenhum lado, se não realmente nas sua obras.

 

 

Na obra das últimas décadas parece que vemos cidades que nos surgem do nada, sugestões de extraordinárias construções, caprichosas formas em que se adivinham prodigiosas arquitecturas, as mais das vezes utópicas, no traço esvoaçaste de um urbanismo utópico que projecta cidades quase transparentes, entre fugazes brilhos, manchas, clarões, fulgores de luzes passageiras mas intensas nas suas múltiplas colorações. Como se o artista fizesse enfim confluir nestas suas telas, cuja série com os anos se tornou imensa, a raiz das suas várias experiências, a do pintor, a do teórico e também a do arquitecto e simplesmente se abandonasse ao prazer da invenção pictórica.

Bernardo Pinto de Almeida (curador da exposição)

 

Centro de Artes Nadir Afonso
De terça-feira a sexta-feira
Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Domingo das 10h00 às 13h00

Entrada gratuita

Marcações de visitas (grupos) pelo telefone (+351) 276 410 200
Email: geral@nadirafonso.com

 

Visit Boticas / 21/12/2018 / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB