A Festa do Senhor do Monte realiza-se anualmente no último domingo de julho na serra do Facho, próximo de Valdegas, freguesia de Pinho. Num dos maiores santuários do concelho. Dele fazem parte uma igreja com duas torres, casa para os andores, um coreto e uma vasta área arborizada para merendas.

Conta a lenda, perpetuada pela tradição oral:

No tempo de antigamente não havia lá nada, apenas um caminho por onde passavam os almocreves* que tudo comerciavam. O espaço onde hoje está localizado o santuário era local de descanso onde costumavam parar e onde se encontrava um nicho onde os almocreves colocavam uma esmola apelando à proteção divina que os protegesse dos ladrões.

Até que um dia, segundo a lenda, apareceu nesse sítio, em cima de um monte de pedras onde ainda hoje se podem ver as pegadas, o Senhor do Monte.

As gentes da terra pegaram no santo e levaram-no para a igreja de Pinho, mas o santo teimava em aparecer no mesmo lugar. Até que as pessoas se renderam à sua vontade e construíram uma capelinha junto ao lugar onde ele apareceu e no monte de pedras colocaram uma cruz.

Com o passar do tempo o dinheiro das esmolas foi sendo cada vez mais. Tal fama de protetor conquistou, que construíram uma igreja em pedra, carrada em carros de bois pelos lavradores das aldeias da freguesia.

É considerado o protetor dos animais e em sua honra realiza-se anualmente esta festa. Manda a tradição que no sábado, dia reservado à bênção dos animais, os lavradores levem o gado até ao santuário e com ele dêem três voltas à igreja. Muitos são os percorrem longas distâncias, não só do concelho, mas também de concelhos vizinhos, outrora a pé, agora em carrinhas, para levarem os seus animais até ao santuário em busca da proteção do santo.

*Os almocreves eram pessoas que conduziam animais de carga e/ou mercadorias de uma terra para outra em Portugal, durante a Idade Média e até tempos bem recentes – meados do século XX.

Fonte: Câmara Municipal de Boticas 2006, Preservação dos Hábitos Comunitários nas Aldeias do Concelho de Boticas, Boticas.

 

PUB