Igreja de São Bartolomeu de Beça

A Igreja Paroquial de Beça, dedicada a S. Bartolomeu, é um edifício construído em granito, de estilo românico, cuja origem remonta possivelmente do século XIII/XIV, e que terá sido alvo de obras de reestruturação por volta do século XVI.

O edifício é composto por nave única e capela-mor, atrás da qual se encontra a sacristia. A fachada principal, com um portal em arco de volta perfeita, está rematada com uma empena com cornija, no alongamento da qual se encontra um campanário com dois sinos, rematado no cimo com uma cruz grega.

A igreja possui cinco altares. Tem como figura central São Bartolomeu, escultura em pedra pintada, ladeado por duas importantes devoções locais: São Brás e São Sebastião. Os restantes altares, laterais, encontram-se na nave da igreja, do lado do evangelho encontram-se o altar de S. Pedro e o de Santa Bárbara e, do lado da epístola, o de S. Paulo e o de Nossa Senhora do Rosário.

O chão está lajeado com tampas de 49 sepulturas.

 

Marcações de visitas (grupos) pelo telefone (+351) 276 410 200

 

Localização

A igreja fica localizada fora do aglomerado da aldeia de Beça a 5,2 km (9 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M529.

 

 

Fonte: Câmara Municipal de Boticas 2010, Boticas: Património com História, Boticas / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB
0

Carrinho