Rota do Castro de Sapelos

Roteiros Altitude / Caminhadas

Nesta caminhada de 8 km, em percurso circular, com partida e chegada na aldeia de Bobadela (junto ao CIPAVT), poderá conhecer um dos povoados fortificados mais impressionantes do Vale Superior do Rio Terva, o Castro de Sapelos.

Pelo caminho, ladeado por campos agrícolas, até à lagoa do rio Terva, poderá vislumbrar o imponente sistema defensivo do castro, constituído por três linhas de muralhas e por um complexo de fossos visível a vários km de distância.

Da lagoa, o percurso segue pela berma da estrada N103 até ao estradão de terra batida que dá acesso ao promontório do castro, de onde se beneficia de uma deslumbrante vista sobre o Vale Superior do Rio Terva.

Ao longo da estrada, do lado direito, poderá ver inúmeros ninhos de Andorinhas-das-Barreiras construídos em túneis num talude arenoso.

O regresso a Bobadela faz-se pela colorida aldeia de Sapelos, onde recomendamos que aproveite para conhecer algum do seu património. Destacamos a Capela de Santo Amaro, o pelourinho, uma porta carral e duas originais fontes de mergulho.

 

Mapa GPX

 

Tipo de percurso Circular
Modalidade Pedestre
Ponto de partida e de chegada Aldeia de Bobadela
Extensão 8 km / Terra batida, asfalto e pedra
Duração aproximada 2,5h
Dificuldade Baixa
Idade recomendada Maiores de 12
Elevação acumulada 232 m

 

O percurso sugerido não se encontra sinalizado pelo que se recomenda o recurso a um guia ou a um sistema de navegação GPS.

Os dados para navegação GPS poderão ser adquiridos brevemente na loja do Visit Boticas.

 

 


PUB
0

Carrinho