Roteiros VB / Caminhadas

Nesta caminhada de 8 km, em percurso circular, com partida e chegada na aldeia de Bobadela (junto ao CIPAVT), poderá conhecer um dos povoados fortificados mais importantes do concelho, o Castro de Sapelos.

No caminho, ladeado por campos agrícolas até à lagoa do rio Terva, vislumbra-se o imponente sistema defensivo do castro, constituído por três linhas de muralhas e por um complexo de fossos visível a vários quilómetros de distância.

Da lagoa, o percurso segue pela berma da estrada N103 até ao estradão de terra batida que dá acesso ao promontório do castro, de onde se beneficia de uma das 10 vistas mais espetaculares de Boticas.

Ao longo da estrada N103, no lado direito, encontram-se inúmeros ninhos de Andorinhas-das-Barreiras construídos em túneis num talude arenoso.

O regresso a Bobadela, faz-se pela colorida aldeia de Sapelos, onde recomendamos que aproveite para conhecer algum do seu património. Destacamos a capela de Santo Amaro, o Cruzeiro, a casa do Portal e duas originais fontes de mergulho.

Nome Rota do Castro de Sapelos
Tipo de percurso Circular

Modalidade Pedestre
Ponto de partida e de chegada Aldeia de Bobadela
Sinalização Não

Extensão 8 km / Em pedra, terra e asfalto
Duração aproximada 2,5 h
Dificuldade Baixa
Idade recomendada Maiores de 12
Elevação acumulada 222 m

Descarregue os dados para navegação GPS (ficheiro GPX) e a brochura (PDF) com informação útil aqui.

Última verificação do estado do percurso em 15/08/2020.

 

PUB