Vila Grande

É na aldeia de Vila Grande que fica a sede da freguesia de Dornelas, antigo couto do arcebispado de Braga criado D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Foi até à constituição do concelho de Boticas sede de concelho.

 

Dorna (clique para ampliar)

 

O seu topónimo “Dornelas” significa dorna pequena que representava a medida de mel ou cera que a freguesia anualmente entregava à Sé de Braga como contributo. À porta da igreja paroquial, situada no lugar de Vila Grande encontra-se um exemplar dessas dornas.

 

Pelourinho (clique para ampliar)

 

Abrigado num dos largos da aldeia de Vila Grande (junto à sede da Junta de Freguesia), conserva-se um pelourinho, de feição quinhentista, que testemunha a autonomia de que o Couto de Dornelas outrora beneficiou, que remonta ao século XII. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.

 

Localização

A 22,7 km (32 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto).

 

 

Fontes: Barroso da Fonte 1998, Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses, Editora Cidade Berço, Guimarães; Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2016, Boticas o Espírito dos Lugares, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB