As 10 vistas mais espetaculares de Boticas

Com mais de 1000 metros de diferença entre os pontos mais alto e mais baixo, 1279 metros em Alturas do Barroso e 225 metros em Fiães do Tâmega, Boticas oferece uma espetacular diversidade de paisagens, que vão desde as altas montanhas graníticas, aos vales cobertos por prados.

As 10 vistas mais espetaculares de Boticas são uma seleção Visit Boticas.


Alto do Castro

No local, com vista sobre as aldeias de Covas do Barroso, Romainho e Muro, encontra-se um conjunto de penedos onde foram descobertos vestígios de um castelo roqueiro.

O Alto do Castro localiza-se a 16,8 km (25 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M519 (direção Aldeia de Campos). Ao chegar ao estradão de acesso assinalado no mapa, deixe o carro onde lhe for conveniente e siga os restantes 500 metros a pé. O sítio não se encontra sinalizado.

 

Castro da Murada Gorda

Localizado num esporão oriental da Serra do Pindo, daqui se desfruta de uma espetacular vista panorâmica sobre o Vale do Rio Terva e a Serra do Leiranco.

Ao chegar à aldeia de Ardãos a 13,3 km (21 minutos de carro) da sede de concelho, via N103 e M527 (direção Chaves), deixe o carro e siga os restantes 3,5 km a pé. O percurso, de dificuldade moderada, encontra-se sinalizado.

 

Castro do Outeiro Lesenho

O Castro do Outeiro Lesenho coroa o monte do mesmo nome, que se eleva aos 1078 metros de altitude, dominando uma ampla paisagem que abarca praticamente todo o concelho.

O castro localiza-se a 12 km (21 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M519 (direção Aldeia de Campos). Quando encontrar uma placa virada para um estradão, estacione e siga os restantes 800 metros a pé.

 

Castro de Sapelos

O Castro de Sapelos localiza-se num promontório em esporão alongado, beneficiando de uma vista privilegiada sobre a maior parte do Vale Superior do Rio Terva.

O castro localiza-se a 9,5 km (12 minutos de carro) da sede de concelho via N103 (direção Chaves). Estacione na área sinalizada no mapa e siga os restantes 900 metros a pé.

 

Cornos das Alturas

Com 1279 metros de altura, os ‘Cornos das Alturas’ são o referente orográfico que identifica a região e o ponto mais alto de Boticas. Daí se beneficia de uma paisagem deslumbrante, desde as Serras do Larouco e do Gerês, a Norte e Noroeste, até às Serras da Cabreira e do Marão, a Sul.

A subida aos ‘cornos’ apresenta algumas dificuldades pelo que se recomenda que opte por apreciar a paisagem a partir dos miradouros naturais proporcionados pelas elevações circundantes.

A aldeia de Alturas do Barroso localiza-se a 19,3 km (30 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M520.

 


PUB

Fontelas

Entre a Estrada Regional 311 e a aldeia de Covas do Barroso encontra-se uma vista particularmente espetacular na Primavera, onde a dureza da pedra contrasta com a suavidade de cores em manchas a perder de vista.

A 18,2 km (24 minutos) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M519 (direção Covas do Barroso).

 

Mosteirão

Localizada a 11.6 km (21 minutos de carro) da sede de concelho na encosta de um monte, via N312 e M530, a aldeia de Mosteirão beneficia de uma vista panorâmica de extraordinária beleza.

 

Serra do Barroso

O sítio localiza-se a 22,7 km (35 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M520 (direção Alturas do Barroso).

Quando chegar aos ‘Cornos das Alturas’ siga em frente pela estrada que serve as eólicas (vide mapa). Todo o percurso até ao ponto sugerido (e depois) é um grande miradouro natural, siga em marcha lenta e desfrute da paisagem.

 

Serra do Leiranco

No cume da Serra do Leiranco, o segundo ponto mais alto do concelho com 1155 metros, poderá desfrutar de vistas magníficas. A vila de Boticas, várias aldeias, a cidade de Chaves, a albufeira da barragem do Alto Rabagão (ou Pisões) a Serra do Larouco ou os picos do Gerês, são alguns dos sítios que pode apreciar em horizontes a perder de vista.

Nas imagens de satélite não é possível ver a estrada de gravilha entretanto construída para as eólicas, pelo que não é possível mostrar um percurso.

Os pontos de observação sugeridos encontram-se a 5 km da entrada para a estrada (vide mapa) e distam entre si cerca de 600 metros.

A estrada de gravilha não está em bom estado.

 

Vilarinho Seco

Situada no sopé da Serra do Barroso, a paisagem agreste denuncia a dureza da vida nas terras frias da aldeia de Vilarinho Seco, uma das mais bem preservadas de todo o Barroso.

O sítio localiza-se a 23,6 km (36 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M520 (direção Alturas do Barroso).

 

 

Visit Boticas / 02/03/2017 / Fontes: Câmara Municipal de Boticas 2006, Preservação dos Hábitos Comunitários nas Aldeias do Concelho de Boticas, Boticas; Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2016, Boticas o Espírito dos Lugares, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB