Souto Escuro 1

PAVT / Rota das Gravuras

Localizado no remate poente da encosta do Leiranco, próximo da aldeia de Bobadela, as gravuras rupestres identificadas neste local inscrevem-se sobre uma laje granítica voltada a nascente, ao vale, com cerca de 14 m2, parcialmente fraturada.

Dispersos pela superfície identificam-se inúmeros sulcos e covinhas, obtidos por picotagem e abrasão, apresentando os primeiros uma profundidade média de 1,5 cm e as segundas entre 1 e 7 cm de profundidade. Estes sulcos e covinhas desenham motivos dominantemente circulares concêntricos e pseudo-concêntricos, que se conjugam com covinhas, traços curvilíneos e mais raramente traços retilíneos.

Pela sua evidente harmonia estilística e conexão interna, os motivos gravados nesta rocha parecem configurar um conjunto compositivo de caráter monumental, em que releva a expressão tridimensional da representação, por via do evidente aproveitamento das caraterísticas topográficas do afloramento.

Para a compreensão arqueologicamente contextualizada deste sítio, haverá que considerar a proximidade relativa dos Castro do Muro de Sapiãos, Castro de Nogueira e Castro do Brejo, bem como os sítios com gravuras de Barrenhas, Souto Escuro 2 e Outeiro Gordo.


Fonte: Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2016, Rotas das Gravuras, Câmara Municipal de Boticas, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB
0

Carrinho