Sapiãos

PAVT / Rota das Aldeias

A aldeia de Sapiãos implanta-se no sopé da vertente sudeste da Serra do Leiranco, fixando a antiga ligação de Chaves a Braga pelo interior minhoto, por Beça e Cabeceiras de Basto, numa localização estratégica que serve igualmente a atual ligação a Montalegre. Mantém a sua envolvência rural de campos e bosques, vinculados desde longa data à economia agro-silvo-pastoril que caracteriza toda esta região.

O casario tradicional de granito dispõe-se pela encosta organizando ruas estreitas e sinuosas, conservando a morfologia de origem medieval, aqui marcada pelo atravessamento da antiga ligação viária.

De época medieval conservam-se alguns monumentos, como a capela de tradição românica tardia do cemitério da aldeia ou as sepulturas antropomórficas do lugar de Pássaros.

A visitar Igreja Paroquial de São Pedro, Igreja Velha (Capela do Cemitério), Capela de Nossa Senhora dos Anjos, Calvário, Cruzeiros, sepulturas medievais de Pássaros, Cruz das Almas, Pontilhão, Fonte Coberta.


Fonte: Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2014, Rotas do Parque Arqueológico do Vale do Terva, Câmara Municipal de Boticas, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB
0

Carrinho