Casa Museu Quinta do Cruzeiro

A casa de habitação da Quinta do Cruzeiro, também conhecida por Casa dos Silvas – apelido da família que aqui viveu várias gerações -, foi em tempos parte de uma estrutura agrária mais vasta, composta por casais dispersos, que serviam para o sustento dos proprietários e criados. Desta estrutura agrária apenas permanecem, nos dias de hoje, os terrenos adjacentes à casa.

Da casa fazem parte, um lagar de vinho, uma adega, um alambique, armazém de alfaias, armazém de azeite e vinho, armazém ou despensa de carne, armazém de batatas, corte dos porcos, corte da burra, curral de galinhas e coelhos, o “tulhão” – complexo da eira, canastros e edifício de armazenamento e alojamento de trabalhadores temporários -, um moinho e lagar de azeite.

Existem ainda um engenho hidráulico para serrar madeira, um engenho de maçar o linho e uma pequena cabine para produção de electricidade aproveitando o movimento da água.

Ao percorrer os diferentes espaços poderá ficar a conhecer alguns aspectos da vida social da casa e do trabalho na quinta e na aldeia de Covas do Barroso.

 

Horário

Julho e agosto:

Terça a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Entrada gratuita

Marcações de visitas todo o ano (grupos) pelo telefone (+351) 276 410 200

 

Localização

A casa fica localizada na aldeia de Covas do Barroso a 20 km (29 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M519.

 

 

Fonte: Quinta do Cruzeiro / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB