Minas / Castros / Vias / Natura / Aldeias / Gravuras
O Parque Arqueológico do Vale do Terva/PAVT é um projeto conjunto do Município de Boticas e da Universidade do Minho, iniciado em 2006, desenhado como uma unidade de gestão da paisagem cultural. O PAVT é um parque arqueológico com carácter geográfico contínuo, que integra um conjunto de valores culturais e naturais, que se constituem como recursos relevantes e representativos das diversas paisagens que se conformaram no território, incorporando infraestruturas de visitação, como o Centro de Interpretação e o núcleo etnológico da Casa das Memórias, em Bobadela, circuitos interpretados e plataformas de observação dos recursos patrimoniais.
Com cerca de 60 km2 e 47 sítios arqueológicos identificados, o PAVT justifica por si, várias visitas a Boticas.

Porque percorrer a paisagem proporciona uma mais fácil compreensão dos seus diferentes significados, colocam-se ao dispor do visitante diversas propostas de roteiro pelo PAVT. Através destes percursos interpretados, pretende-se que o visitante vivencie as singularidades do Vale do Terva e que “veja as coisas como elas são”, que aqui também construa memórias, seguindo os caminhos das gentes, dos bichos e dos elementos naturais.

O Centro Interpretativo, localizado na aldeia de Bobadela, é a entrada para o PAVT – os conteúdos expositivos fazem a ponte para a fruição da paisagem e do património in loco, proposta através de roteiros de visitação. O objetivo maior é o da promoção deste território, apoiado na exploração das suas potencialidades ao nível do turismo histórico, etnográfico e natural.

Centro Interpretativo de Bobadela
ENCERRADO PARA OBRAS
Para mais informações contacte turismo@cm-boticas.pt ou 276 410 200.
Localização
O Centro Interpretativo fica localizado na aldeia de Bobadela a 7,8 km da sede de concelho (11 minutos de carro) via N312 (direção Chaves).