Concelho de Boticas

O concelho de Boticas está situado na parte noroeste de Portugal, em Trás-os-Montes, Distrito de Vila Real. Criado no âmbito da reforma administrativa de 1836, o atual concelho de Boticas que corresponde a parte da antiga terra do Barroso, tem uma elevada diversidade e riqueza natural, que se reflete na qualidade das paisagens que vestem a região e se comprova pela presença de inúmeras espécies de animais e vegetais com estatuto de conservação.

O concelho de Boticas foi criado em 1836. A palavra botica significa lugar onde se guardam provisões. A toponímia resulta, provavelmente, de duas ou mais boticas que existiam na via que ligava Sapiãos a Chaves.

Percorrer Boticas é viajar à simplicidade, no seio de um ambiente rural único, que ainda permanece puro e alheio à confusão rotineira dos grandes centros urbanos.

Aqui ainda é a natureza que dita as regras por que se regem homens e animais. Os gestos dependem do pulsar da terra e a rotina é imposta pelos ciclos naturais. Os habitantes das aldeias incitam-nos a questionar sobre as distintas formas de vida. Aqui vive-se de forma diferente, as tarefas agrícolas são ainda desenvolvidas  com o auxílio dos vizinhos e da família, num sistema de entreajuda. O tempo parece que fluí demoradamente, sem pressa.

 

Ponte Pedrinha

Na sede do concelho reúnem-se as infraestruturas básicas, fundamentais para garantir a qualidade de vida a residentes e visitantes. Com a diminuição das barreiras de comunicação, quer pelo melhoramento das ligações rodoviárias quer pelo avanço das novas tecnologias, estar em Boticas é desfrutar do sossego e pacificidade do mundo rural a um passo dos grandes centros urbanos.


Fonte: Associação de Municípios do Alto Tâmega 2007, Atlas/ Guia das Rotas do Alto Tâmega, Chaves. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB