Bobadela

PAVT / Rota das Aldeias

A aldeia de Bobadela localiza-se num pequeno outeiro no sopé da vertente nascente da serra do Leiranco, encaixada entre lameiros, campos e bosques. A sua localização na bordadura do vale está intimamente ligada à exploração agro-silvo-pastoril, comum a todas as aldeias do Vale do Rio Terva.

Mantendo a planimetria de origem medieval, a aldeia conserva a distribuição das ruas orientada para pequenos largos públicos, onde se cruzam os percursos quotidianos do trabalho e do descanso e onde, quando a partilha de responsabilidades assim o exige, se decidem as coisas de interesse comum.

Aqui em Bobadela, os saberes-fazer, refinados por práticas seculares e transmitidos de geração em geração, materializam-se em inúmeras peças e instrumentos de uso quotidiano que as populações conservam carinhosamente e expõem na Casa das Memórias (antigo Museu Rural). Aqui se instalou, também, o Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva, adaptando a antiga casa paroquial.

A visitar Igreja Paroquial, Capela de São Lourenço, Casa das Memórias, Casa da família Macedo, Cruzeiro, casario Tradicional, Forno do Povo, Relógio de Sol, Janela Manuelina, Moinhos de Rodízio.


Fonte: Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2014, Rotas do Parque Arqueológico do Vale do Terva, Câmara Municipal de Boticas, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB
0

Carrinho