Atilhó

Perdida nos pormenores do planalto, distingue-se a aldeia de Atilhó, isolada em plena serra. O granito possui uma forte presença nas construções e nos muros altos que dividem os terrenos agrícolas. As edificações distribuem-se aconchegadamente sobre os arruamentos estreitos. As reduzidas dimensões das janelas denunciam as baixas temperaturas do local, especialmente quando fica isolado por expressos nevões.

Todos os anos, no domingo a seguir ao dia de Santo realiza-se na Capela de Santo António no cimo do Monte Galhado, aquela que é uma das mais emocionantes celebrações em honra e louvor de Santo António – Santo protector do gado e dos campos.

Nesse dia, antes da hora marcada para a celebração religiosa, todos os lavradores encaminham o seu gado para o Monte Galhado, na envolvente da capela, que no cimo vela pela aldeia, pelos campos e pela labuta diária dos lavradores.

Enquanto o pároco celebra a missa, o gado aguarda pacientemente, pastando, passeando ou simplesmente deitado. Dizem, os habitantes de Atilhó, que somente neste dia são tão pacientes e fáceis de guardar.

Depois da missa, inicia-se a procissão à volta da capela, à frente os fiéis com as alfaias processionais, a bandeira e o andor, seguidos pelo pároco e a comunidade de fiéis. Entoam-se cânticos, desfiam-se orações e preces ao Santo. Terminada a celebração religiosa regressam a casa, encaminhando os animais para os pastos ou para as cortes.

Depois, a festa prossegue na aldeia. De noite um arraial popular, animado por um agrupamento musical, seguido de um espetáculo de fogo de artifício, encerra os festejos.

O dia de realização desta festa depende da calendarização das celebrações em honra de Santo António em Alturas do Barroso, sede paroquial, ocorrendo sempre no domingo seguinte a estas.

 

Localização

A 14,8 km (23 minutos de carro) da sede de concelho via R311 (direção Salto) e M520.

 

 

Fonte: Associação de Municípios do Alto Tâmega 2007, Atlas/ Guia das Rotas do Alto Tâmega, Chaves. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB
 

0

Carrinho