Ardãos

PAVT / Rota das Aldeias

Situada no sopé da Serra do Pindo, a aldeia de Ardãos ordena um dos mais amplos alvéolos agricultados da bordadura noroeste da cabeceira do rio Terva, que os seus habitantes continuam a explorar como principal recurso da sua economia agro-pastoril. Simultaneamente, Ardãos localiza-se na rota de uma ancestral via de comunicação do planalto barrosão, correspondente em época romana ao traçado da Via XVII, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga) por Aquae Flaviae (Chaves).

O aglomerado urbano conserva o seu casario de arquitetura tradicional, conformando ruas estreitas e sinuosas que convergem para pequenos largos públicos, fixando um modelo de origem medieval.

A visitar Capela de São Roque, Capela de Santo António, Igreja Paroquial, Santuário da Senhora das Neves, Forno do Povo, Fontes de Mergulho, Cruzeiro, Casario Tradicional.


Fonte: Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho 2014, Rotas do Parque Arqueológico do Vale do Terva, Câmara Municipal de Boticas, Boticas. / Fotografia: TR

SUGERIR CORREÇÃO

 


PUB